segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Um pensamento sobre a tecnologia na educação

Marilda Guirardelli Santana
Professora de língua portuguesa e língua inglesa da Rede Estadual de Ensino
do Estado do Paraná. Professora PDE – 2007/2008.

“O uso da internet no processo de ensino-aprendizagem de inglês:
perspectivas de professores e alunos”



A TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
Na perspectiva transformadora de uso do computador em educação, a atuação
do professor não se limita a fornecer informações aos alunos. Cabe ao professor
assumir a mediação das interações professor-aluno-computador de modo que o
aluno possa construir o seu conhecimento em um ambiente desafiador, onde o
computador auxilia o professor a promover o desenvolvimento da autonomia, da
criatividade, da criticidade e da auto-estima do aluno. O aluno deixa de ser o receptor
de informações para tornar-se o responsável pela aquisição de seu conhecimento,
usando o computador para buscar, selecionar e inter-relacionar informações
significativas na exploração, reflexão, representação e análise de suas próprias
idéias segundo seu estilo de pensamento.

1 comentário:

  1. Estou de acordo com este pensamento. Muitas vezes os alunos querem estar a utilizar as tecnologias apenas para jogar e não sabem utilizar e rentabilizar os recursos que estas oferecem. O nosso papel é mesmo esse, dar-lhes ferramentas para que um dia possam utilizar todos os meios e serem autónomos. O homem não deve depender da máquina e sim utilizá-la.

    ResponderEliminar